Administração municipal reforça compromisso com produtores de café

544

O prefeito Romualdo Batista, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Luis Felipe Martvi e o secretário de Planejamento, Finanças e Gestão, Hamilton Sampaio, prestigiaram o evento “Dia de Campo de Café”, realizado para produtores do município e da região, na sede do Café Boa Esperança.

Mais de 200 cafeicultores participaram do evento que teve demonstrações de maquinários para a mecanização da colheita e para os cuidados com os cafezais. Também houve debates sobre manejo, colheita mecanizada, tratos culturais do café e demais temas acerca do assunto, conduzidos por alunas do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O assessor especial da Casa Civil do estado do Paraná, Edgar Silvestre, ressaltou a importância da produção de café de Mandaguari. “Quando fui prefeito de Marialva se falava que Marialva era o 5º maior produtor de café do mundo, se Marialva era o 5º com certeza Mandaguari estava entre os 3 maiores”.

O extensionista do Instituto Emater de Mandaguari, Sérgio Zafalon, agradeceu o Prof. Dr. Ednaldo Michellon da UEM, que disponibilizou os alunos do curso de Agronomia que levaram novas tecnologias para ajudar os produtores na melhora de produção e de renda. Agradeceu também as empresas apoiadoras que apresentaram métodos e maquinários para agregar na produção do café e explicoua importância do evento. “Nós vimosa importância de um café de qualidade e o quanto o mercado procura esse tipo de café, então surgiu a ideia de realizar um bate-papo com os cafeicultores, pois temos a oportunidade de vender o nosso café com ótima qualidade. Mandaguari virou uma ilha de café na nossa região, onde muitas famílias vivem do café, então temos que lutar por essa atividade”.

Batistão parabenizou todos os produtores ali presentes pelo empenho em produzir um café de qualidade e enfatizou a preocupação do município em ajudar a cafeiculturacom programas como a doação de um milhão de mudas de café para os produtores locais. “Hoje contamos com mais de 10 famílias em Mandaguari que produzem café com excelência, é muito importante essa tradição que vocês mantêm de amor ao campo, de manter as suas famílias vivendo desse trabalho tão importante para o município. Esse amor, dedicação e bons grãos são as peças fundamentais para Mandaguari produzir o café de maior qualidade do país”.

 

Compartilhar