Ajude a prevenir a raiz dos principais problemas da sociedade brasileira: A corrupção

153

O Movimento Área Livre de Corrupção é uma iniciativa do Observatório Social do Brasil, dentro do programa de atuação educação para a cidadania. O movimento foi apresentado em setembro de 2012, durante o 2º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais e lançado oficialmente na edição seguinte do evento com o vídeo “O menino e a bola”(https://www.youtube.com/watch?v=7UGKoFBaUOc).A proposta é despertar nas pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania para construção de um Brasil mais justo.

A ideia é sensibilizar os cidadãos, por meio de diversas campanhas, atividades e peças publicitárias, para que reflitam sobre a influência do seu comportamento na vida da sociedade e percebam que, a partir de pequenas atitudes, forma-se o conceito coletivo de boas práticas de conduta, contribuindo para que as relações pessoais, comerciais e de governo sejam construídas sobre as bases da honestidade e da integridade.

O Movimento Área Livre de Corrupção propõe que cada cidadão assuma o papel de protagonista das mudanças que todos querem ver no Brasil, praticando e motivando outras pessoas, posicionando-se como exemplo na família, na escola, na empresa, no serviço público, nos eventos sociais.

Para saber mais sobre o Movimento Área Livre de Corrupção e ter acesso às peças publicitárias e materiais de divulgação acesse a página no Facebook (www.facebook.com/AreaLivreDeCorrupcao)

 

 

 

Dia Internacional Contra a Corrupção

Comemorado no dia 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida.

Nesse dia, em 2003, mais de 110 países assinaram a Convenção, que entrou em vigor, internacionalmente, no dia 14 de dezembro de 2005.

No Brasil, O Congresso Nacional aprovou o texto em maio de 2005 e no dia 31 de janeiro de 2006 a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no país com força de lei.

A Convenção da ONU contra a Corrupção é o mais completo e abrangente instrumento internacional juridicamente vinculante (que obriga cumprimento). Prevê a cooperação para recuperar somas de dinheiro desviadas dos países (rastrear, bloquear e devolver bens) e prevê a criminalização do suborno, lavagem de dinheiro e outros atos criminosos, ligados à corrupção.

 

Observatório Social do Brasil

Observatório Social de Mandaguari – ADAMA

Compartilhar