Curso de História da FAFIMAN debate crise política no Brasil

350

Tendo como tema Autoritarismos e Conservadorismos: Uma Crise Contemporânea, o curso de História promoveu, entre os dias 5 e 9 de junho de 2017, a XIV Semana de História FAFIMAN.

Partindo das heranças histórico-políticas da Revolução Francesa, com uma divisão binária entre esquerda e direita, liberais e conservadores, o evento teve como proposta lançar luzes sobre a discussão de uma ascensão recente de plataforma políticas conservadoras, alinhadas politicamente, em sua maioria, com um pensamento de direita.

Esse movimento – tanto nacional quanto internacional – engendra uma série de intolerâncias e autoritarismos, a exemplo da eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, que para muitos pode ser visto como retrocessos no campo das políticas sociais e dos direitos humanos.

A Semana iniciou com a palestra Autoritarismos e intolerâncias: o cenário atual internacional, proferida pelo professor dr. Pedro Carvalho. Na terça-feira, foi a vez do convidado, professor dr. Pedro Jorge de Freitas, apresentar o tema Conservadorismo(s) autoritarismo(s) no Brasil Contemporâneo.

Na quarta-feira, houve o Cine Debate, com a exibição do filme A fita branca (Michael Haneke, 2009), sob coordenação do professor me. Thiago Ramari. O filme trata da questão do autoritarismo num pequeno vilarejo na Alemanha, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, destacando um comportamento social propício ao surgimento do Nazismo.

A produção científica teve uma noite, quinta-feira, dedicada à sua apresentação, momento em que os acadêmicos da FAFIMAN e de outras instituições de ensino tiveram a oportunidade de exporem trabalhos desenvolvidos com a mediação dos professores.

O encerramento da Semana foi no dia 9 de junho, sexta-feira, quando houve a palestra Um Contraponto Histórico: e as Esquerdas Contemporâneas,com o professor dr. Reginaldo Benedito Dias. Logo em seguida foi servido um coquetel aos presentes.

O professor Levi Avelino Martins, coordenador do curso de História, agradece aos professores me. José Natal de Oliveira, diretor, Dr.Wedson José Pierobon, vice-diretor, aos professores do Departamento, pessoal da secretaria, do apoio e principalmente aos acadêmicos.

Compartilhar