Festa junina da FAFIMAN

2173

Como já vem ocorrendo há alguns anos, a FAFIMAN realizou a tradicional festa junina. Durante o mês de junho, em dias alternados, acadêmicos dos cursos de direito e educação física organizaram festas caipiras, típicas celebrações do mês, datas em que são comemorados os santos da igreja católica, Antônio, João Batista, Pedro e Paulo.

A primeira, aconteceu no dia 14, quarta-feira;e a segunda, no dia 23, quinta-feira, organizadas pelos acadêmicos de direito e de educação física.

Professores, acadêmicos de outros cursos e convidados prestigiaram os eventos. Como manda a tradição, houve vendas de doces, bingos, danças, brincadeiras, enfim, foram momentos de relaxamento e aproximação da comunidade FAFIMAN.

Próximos do encerramento do primeiro semestre e às vésperas das provas bimestrais, faz bem dar uma pausa nos estudos e promover momentos de descontração e interação, afinal, as festas juninas fazem parte da cultura popular no Brasil e são caracterizadas pela virtude de aproximar pessoas.

Curiosidades a respeito das festas juninas*

Em função do simbolismo, algumas madeiras são proibidas nas fogueiras; cedro (madeira da cruz de Cristo); imbaúba (usada como esconderijo pela Virgem Maria, na fuga para o Egito); videira (da qual se faz o vinho, símbolo do sangue de Cristo).

Disposição das madeiras nas fogueiras: quadrangular, para santo Antônio; triangular, para são Pedro e são Paulo; piramidal, para são João.

Agradecemos ao site www.diaadiamandaguari.com.br, pela cessão de algumas fotos.

(*)fonte: folhinha do coração de jesus, verso da pagela do dia 12 de junho de 2016.

Compartilhar