Instrutores de reciclagem são habilitados para aulas de Videoconferência

1692

Os instrutores de reciclagem do Departamento de Trânsito do Paraná participaram, nesta semana, de uma capacitação de práticas pedagógicas para o uso do Sistema de Videoconferência. Ao todo foram alcançados 80 profissionais em 47 municípios do Estado. A iniciativa faz parte do Primeiro Encontro de Instrutores de Reciclagem que também proporciona uma reunião intersetorial e atualização no manual de procedimentos da categoria.

“Temos um grande potencial de profissionais e uma tecnologia de ponta que juntos vão revolucionar a didática de ensino. Queremos que nossos profissionais e condutores infratores experimentem aulas mais dinâmicas e interativas. Com isso, superamos a distância e construímos o conhecimento de forma colaborativa”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O curso organizado pela Escola Pública de Trânsito em conjunto com Coordenadoria de Projetos Educativos, contou também com a participação das Coordenadorias de Habilitação e Gestão da Informação.

Nos dois dias de encontro, os participantes aprenderam técnicas e dinâmicas sobre como falar e se posicionar em frente a câmera. Também foram assunto da capacitação os casos de cassação do direito de dirigir, reaproveitamento de processo e novo prazo de suspensão da CNH.

Para disseminar os serviços online e evitar que os condutores façam deslocamentos desnecessários, os instrutores também foram orientados sobre como funciona o cadastro no Detran + (plataforma online que permite a realização de serviços restritos como: alteração de endereço, acompanhamento do processo de suspensão e cassação, entre outros).

“Este primeiro encontro é uma grande oportunidade de nos aproximarmos e trocarmos experiências com os demais docentes do curso de reciclagem. Além de diversos esclarecimentos sobre procedimentos e condutas, o conhecimento do Sistema de Videoconferência nos traz uma nova perspectiva de ensino”, acredita o instrutor de reciclagem em Curitiba, Larson Orlando.

Segundo a instrutora de reciclagem há cinco anos, Rose Vânia Jhara, a tecnologia representa um grande avanço no exercício da profissão. “É um desafio fundamental na carreira da docência. Com suporte e técnica vamos poder desenvolver nosso potencial e ainda sair de uma posição convencional de ensino”, afirma Rose.

VANTAGENS – Com o Sistema de Videoconferência, os instrutores de reciclagem vão poder atender até quatro turmas simultaneamente, dividir o curso em módulos com outros docentes e ter uma melhor flexibilidade para escolha das aulas a serem ministradas. Os alunos vão ter mais ofertas de vagas e contar com a diversidade de 64 telessalas distribuídas no Estado para a realização do curso.

“Nós queremos que os participantes entendam o quanto a opinião deles é importante e que todo trabalho só é possível quando envolve a participação de todos. A capacitação é a única ferramenta de mudança. Um profissional bem instruído fica mais seguro para realizar sua atividade e atender melhor os alunos”, defende a chefe de divisão de reciclagem, Fabiana Curi.

CIDADES – O curso contemplou os municípios de Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Centenário do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Colorado, Coronel Vivida, Curitiba, Faxinal, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Guaratuba, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Joaquim Tavora, Loanda, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Mandaguari, Marilândia do Sul, Maringá, Medianeira, Nova Aurora, Nova Esperança, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Porecatu, Prudentópolis, Rolândia, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, Sarandi, Siqueira Campos, Toledo, Ubiratã, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar