Mandaguari participa do Fórum Extraordinário da Undime-PR

1932

Representantes de Mandaguari participaram quinta-feira (27) do Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional do Paraná (Undime-PR), que  encerrou na sexta-feira (28), no Cinte Teatro Fênix, em Apucarana.

Representando Mandaguari a secretária da Educação, Adenise Batista Rodrigues, a coordenadora pedagógica da pasta, Odete Ferreira da cruz e a coordenadora do Departamento de Administração, Edilaine Cristina Salvador.

A Undime é uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão mobilizar os dirigentes municipais de Educação para construir e defender o ensino público com qualidade social. Por meio de seccionais, a entidade está presente nas cinco regiões e em todos os estados brasileiros. A divisão do Paraná é presidida atualmente pela secretária municipal de Educação de Apucarana, Marli Fernandes.

O Fórum que está sendo realizado em Apucarana está deliberando sobre as alterações necessárias no estatuto e no regimento da instituição, além de votar os cargos em vacância para o período de 2017 a 2019.

Segundo os organizadores, o evento também está contribuindo para a formação dos dirigentes municipais de Educação, com palestras e oficinas com conteúdo relevante, para ajudar as novas equipes de ensino que assumiram a gestão a partir de 2017.

Os Direitos e Objetivos da Aprendizagem, a Fiscalização Ética na Educação e o Plano de Ações Articuladas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foram os principais assuntos discutidos no primeiro dia.

Representantes de 180 municípios do Paraná estão participando do Fórum. “É importante que nós discutamos a manutenção dos recursos aplicados na Educação Pública, principalmente nesse período conturbado por que o país passa. A PEC (Projeto de Emenda à Constituição) de Teto dos Gastos diminuiu a possibilidade de investimentos ao longo dos próximos dez anos nesta e em outras áreas essenciais,” ressaltou o prefeito de Apucarana, Beto Preto durante a abertura.

O presidente nacional da Undime e dirigente de Educação de Alto Santo (CE), Aléssio Costa Lima, afirmou que são os municípios que bancam o ensino básico no País e convocou os prefeitos presentes a se mobilizar. “Sem as condições necessárias, não há como oferecer a formação de qualidade que a população brasileira precisa e merece. Dos três entes federativos, o Município é que mais investe em Educação. Por isso, é importante que haja união para lutar pela manutenção e ampliação dos recursos destinados pelos Estados e a União,” disse.

Assessoria PMM.

Compartilhar