Prefeitura estuda projeto de Eficiência Energética

277

Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura (FUNPAR) apresentaram para os secretários municipais um projeto de Eficiência Energética para ser implantado em Mandaguari, que traria economia significativa já no primeiro ano de execução do sistema.

A expectativa do projeto é economizar quase 95% do custeio da energia elétrica com boas práticas associadas a tecnologia, substituindo as lâmpadas convencionais e fluorescentes por lâmpadas LED, instalando painéis solares e utilizando um sistema inteligente que monitora todas as lâmpadas do município.

O secretário de Meio Ambiente, Paulo Conte, coordenou a reunião e reforçou a importância de investir em novas práticas sustentáveis. “Os lados econômico, social e ambiental tem que caminhar juntos. Tudo isso associado a campanhas educativas para o bom desenvolvimento do projeto e pelo bem do planeta. Investir em sustentabilidade é o destino dos municípios e das empresas”.

De acordo com os representantes da Funpar e do BRDE, os resultados de algumas iniciativas são imediatos. Com a substituição das lâmpadas menos eficientes por LED é possível aumentar a iluminação do ambiente ao mesmo tempo em que se reduz os gastos com energia elétrica, pois a tecnologia possui alto rendimento e baixo consumo. Além disso, lâmpadas LED também se destacam por possuir maior durabilidade, o que vai impactar na manutenção do sistema.

Assessoria PMM.

Compartilhar