Prefeitura implanta metodologia de trabalho 5 S

237

A Prefeitura de Mandaguari acaba de inserir o Sistema 5 S como metodologia de trabalho no Paço Municipal visando a organização para maior produtividade das secretarias que resultará em melhor atendimento à população.

Para explicar o conceito da metodologia 5S para os servidores, o secretário de Planejamento, Hamilton Sampaio realizou uma reunião solicitando empenho de todos para o sucesso do programa. “Adotando o 5 S vamos desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários. Além das cinco chaves que norteiam a metodologia peço que atendam as pessoas e tratem seus colegas de trabalho com gentileza e educação, assim teremos prazer em cumprir nossa jornada diária”.

Criada no Japão, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina) .O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

 Os propósitos da metodologia 5S são melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização; Melhoria da qualidade de produtos e serviços; Redução de acidentes do trabalho e maior satisfação das pessoas com o trabalho.

Assessoria PMM.

Compartilhar