Semana Nacional de Trânsito 2018 em Mandaguari

571

Semana Nacional de Trânsito de 18 a 25 de setembro, assim como no ano passado, a campanha foi realizada em Mandaguari com grande empenho e voluntariado.

Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema para os trabalhos: “Nós somos o trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

O objetivo foi e sempre será envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, pois infelizmente o trânsito mata.

Todo o trabalho trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

O empresário Wagner Guiraldeli proprietário do CFC Autoescola Mandaguari, em parceira com Sérgio Ferreira empresário do Mandaguari Online e Chefe da 81ª Ciretran de Mandaguari, ambos que a anos dedicam em ajudar nas campanhas em prol à sociedade, ficaram com a responsabilidade de ministrar palestras às crianças e adolescentes dos colégios municipais e estaduais; Tenente Dutra comandante da Policia Militar de Mandaguari,  obteve êxito em trazer para nossa cidade através do Sest Senat e Semob de Maringá os Simuladores de Capotagem, de Impacto, de Retrovisor e de Embriaguez, algo inovador na cidade; tendo total apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; sem contar a  participação especial e ajudando em todos os trabalhos o Lions Club através da Cidinha Passareli e Leões; Rotary Clube de Mandaguari através da família Bianchini e Rotarianos; toda Imprensa escrita e falada; Clube dos Desbravadores e Aventureiros, tendo ainda as empresas como Marcellos Pneus Auto Socorro; WPL Coman Seguros; LumiBlock; A Patota; Lajes Três Marias, Leal Advocacia, Autoescolas Anthony e Inovação; as Lojas Maçônicas Mandaguari e Estrela do Norte II, tendo ainda a ARD – Agência Regional de Desenvolvimento de Mandaguari e o Grupo Teatral Cia e Risos de Sarandi.

Aconteceu a apresentação de peça teatral “Acordando para o Trânsito”, no Centro de Convenções Décio Bacelar, intervenção cultural nos bares da cidade à noite, blitz educativa sobre conscientização no trânsito na Avenida Amazonas, entre tantas outras ações paralelas, tudo relacionadas ao trânsito, “Vida nosso maior patrimônio”.

O primeiro passo, para ser um bom motorista e um bom cidadão, é fazer uma autocrítica honesta do próprio comportamento ao volante, do grau de agressividade e dos maus hábitos. Depois disso, é possível adotar um padrão de comportamento civilizado e aceitar as deficiências das outras pessoas.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Precisamos nos convencer de que as mudanças pessoais necessárias para que haja melhora, dependem unicamente de nós.

A campanha deve ser realizada todos os dias durante todo o ano, todos podemos fazer algo para melhorar, basta querer. Não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população.

Compartilhar