Meio Ambiente orienta eliminar planta “Trombeta de Anjo”

10195

Atendendo uma recomendação da Secretaria de Meio Ambiente o município retirou todas as plantas da espécie “Trombeta de Anjo” dos espaços públicos devido ao risco de contaminação por ser uma flor tóxica. A solicitação é que os munícipes também elimine essa espécie de seus quintais e calçadas, evitando um sério problema de saúde para crianças ou jovens dependentes químicos.

 Da espécie Brugmansiasuaveolens, a planta também é conhecida popularmente como trombeta de anjo, zabumba, hálito do diabo, mata-zombando, erva dos mágicos e erva dos feiticeiros. As flores tem variedades de tamanhos (14 a 50 centímetros) e uma grande variedade de cores, incluindo branco, amarelo, laranja e rosa. Todas as partes da planta contêm toxinas, podendo ser transformada em chá e ingerida como uma droga alucinógena. Como os níveis de toxicidade variam de planta para planta, e de parte para parte, é quase impossível saber a quantidade de toxinas ingerida, podendo causar overdose e risco de morte.

Pela gravidade ao ser ingerida e para evitar futuras complicações, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente estão eliminando a planta dos espaços públicos e orientando a população ao fazer o mesmo em suas residências ou comércio.

Assessoria PMM.

Compartilhar