O Aedes Aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, não transmite apenas uma doença, como a maioria acredita. As 3 principais doenças transmitidas por este mosquito são Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, e todas podem levar a morte. A maneira mais fácil de evitar o mosquito é não deixar água parada em nenhum lugar da casa e da vizinhança. Tanto a água limpa quanto a suja são focos de multiplicação deste mosquito. Para conversar sobre isso, convidamos o Dr. Clóvis Arns da Cunha, médico infectologista e professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Dr. Clóvis, quais são as principais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti?
As três principais doenças são: Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Em relação aos sintomas, quais são as principais diferenças que existem entre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus?
Na realidade, essas três doenças são muito parecidas, alguns dos sintomas que o paciente vai ter são comuns nas três doenças, entre elas a febre.
E tem algumas coisas que as diferenciam, por exemplo:
A dengue causa uma febre geralmente alta, entre 38 e 39 graus, a pessoa tem muita dor na cabeça, principalmente nos olhos, e também é comum o paciente ter um grosseirão no corpo e muita dor muscular.
Já a Chikungunya pode causar febre, mas sua principal característica é a dor nas juntas e, às vezes, até com inchaço nas juntas, mostrando que tá inflamada.
A Zika, das três, é a que menos causa problema para quem tem a doença. O grande problema da Zika é na gestante, porque se a mulher estiver grávida e tiver Zika Vírus, o bebê pode nascer com problema no cérebro, o cérebro fica pequenininho e o neném pode ter microcefalia.
O importante é evitar o mosquito. Todos nós temos que fazer um esforço, cada um dentro da sua casa, conversar com a vizinha, falar com o parente para não deixar água parada.
Fonte: https://www.pastoraldacrianca.org.br