Mais um escorpião amarelo é encontrado em Mandaguari

2010

Destra vez o escorpião amarelo foi encontrado no Jardim Cristina e novamente é motivo de uma alerta da vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Município de Mandaguari. Recentemente foi outro animal da espécie foi encontrado em uma residência do Jardim Social. A preocupação tem suas razões, mesmo porque o veneno do escorpião amarelo pode causar sérios riscos, com possibilidade de óbito em crianças, idosos e pessoas com, enfermidades já instaladas.

Quem for picado pelo escorpião deve procurar imediatamente o Pronto Atendimento Municipal (PAM) para avaliação e tratamento corretos. Uma das particularidades do escorpião amarelo: esta espécie não precisa de macho para a reprodução, que no caso acontece por partenogênese, além de aumentar em quantidade rapidamente. A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação.

“Escorpiões possuem hábito noturno, podendo raramente sair do alojamento durante o dia, por isso não adianta colocar galinhas no quintal para eliminá-los, pois quando uma corda outro vai dormir. Outro detalhe importante: veneno não mata os escorpiões, apenas os irritam e fazem com que eles se desalojem causando acidentes”, explica o responsável pela Vigilância Sanitária, o veterinário Adriano Rodrigues Borges.

Ainda de acordo com a Vigilância, alguns cuidados especiais devem ser tomados em relação aos animais peçonhentos, entre eles o escorpião amarelo. Confira:

Sempre que for calçar sapatos, tênis, botas ou luvas, bater antes (escorpiões gostam deste ambiente)

Antes de deitar levantar os lençóis e travesseiros

Usar sempre calçados fechados quando for andar em matas ou trabalhar com jardins, entulhos, madeiras, montes de telhas ou lajotas; Observar sempre os locais onde se coloca as mãos e os pés. No caso de escorpiões manter o quintal sempre livre de entulhos e madeiras, local preferido para moradia

Assessoria PMM.

 

Compartilhar